-
Arquitetos: Ortuzar Gebauer Arquitectos
- Área: 1008 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Pablo Casals Aguirre, Nacho Almonacid, Ortuzar Gebauer
-
Fabricantes: AutoDesk, CHC, Cintac, Owens Corning, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Castro, capital e cidade administrativa da ilha de Chiloé, Chile, no seu crescimento urbano, produzido em grande parte pela aquicultura e pela indústria do turismo, hoje exige novas habitações, atualmente localizadas na periferia.
O bairro Pedro Montt, embora tenha se tornado uma região predominantemente turística, deve, como o restante da cidade, tornar-se mais denso e refletir diversos usos e programas. A incipiente necessidade de habitação e a excelente conexão do terreno definem a vocação residencial do edifício.
O edifício foi concebido desde o início como um grande galpão de estrutura metálica, reconhecendo e evocando o carácter portuário que caracterizou Castro no início do século quando era um porto, momento no qual o atual terreno se caracterizava como ponto de parada improvisado do trem que ligava Ancud -Castro. A forma também reconhece e reinterpreta as grandes palafitas que existiram até que o grande incêndio de 1936 as fez desaparecer.
O edifício define sua altura considerando os 15 metros do morro na parte posterior e não os 25 metros permitidos pelo plano diretor da cidade, conseguindo assim manter uma escala de acordo com a vizinhança.